quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PONEROLOGIA TRECHOS

                                           
    




“TRÊS PRINCIPAIS ITENS HETEROGÊNEOS COINCIDIRAM para formar a civilização européia: a Filosofia Grega, o direito do Império Romano e o Cristianismo, que foram consolidados pelo tempo e pelos esforços das gerações posteriores”

“Esta civilização foi insuficientemente resistente ao mal, o qual se origina além das áreas da consciência humana facilmente acessíveis e que tira vantagem da enorme lacuna entre o pensamento formal ou legal e a realidade psicológica. Em uma civilização deficiente no conhecimento psicológico, indivíduos hiperativos direcionados pelas suas dúvidas internas, que são causadas por uma sensação de ser diferente, encontram facilmente um eco pronto nas consciências pouco desenvolvidas de outras pessoas. Tais indivíduos sonham em impor seu poder e seus diferentes modos de experimentar sobre seus ambientes e sua sociedade. Infelizmente, em uma sociedade ignorante psicologicamente, seus sonhos têm uma boa chance de se tornar realidade para eles e um pesadelo para os outros”

“Para entender o funcionamento de um organismo, a medicina começa com a citologia, que estuda as diversas estruturas e funções das células. Se queremos entender as leis que governam a vida social, nós devemos, de forma similar, primeiro entender o ser humano individual, sua natureza fisiológica e psicológica, e aceitar totalmente a qualidade e a perspectiva das diferenças (particularmente as psicológicas) entre os indivíduos que constituem os dois sexos, as diferentes famílias, associações e grupos sociais, bem como a estrutura complexa da sociedade mesma.”

“Nossas faculdades racionais continuam a se desenvolver ao longo de toda a nossa vida ativa; assim, as habilidades de julgamento apurado não surgem até que nossos cabelos comecem a ficar grisalhos e o impulso do instinto, emoção e hábito comece a se acalmar. Trata-se de um produto coletivo derivado de uma interação entre o homem e o seu ambiente, do valor da criação e da transmissão de muitas gerações. O ambiente também pode ter uma influência destrutiva sobre o desenvolvimento de nossas faculdades racionais. Neste ambiente em particular, a mente humana é contaminada pelo pensamento conversivo,[ 19 ] que é a anomalia mais comum nesse processo. É por essa razão que o desenvolvimento apropriado da mente requer períodos de reflexão solitária de vez em quando.”

“Esta camada da nossa inteligência é amplamente distribuída dentro da sociedade; a maioria acachapante das pessoas a possui, e é por isso que podemos, tão freqüentemente, admirar a educação e a intuição nas relações sociais, e a moralidade sensível de pessoas que são dotadas de uma inteligência simplesmente mediana. Nós vemos também pessoas com uma inteligência surpreendente e que são desprovidas desses valores tão naturais. Assim como no caso das deficiências no substrato instintivo, os déficits nessa estrutura básica da nossa inteligência freqüentemente impõem funcionalidades que nós percebemos como patológicas.”

“Nossa experiência nos ensina que as diferenças psicológicas entre as pessoas são a causa dos mal-entendidos e problemas. Nós podemos superar estes problemas somente se aceitarmos as diferenças psicológicas como uma lei da natureza e valorizar seu valor criativo. Isso também nos possibilitaria alcançar uma compreensão objetiva do homem e das sociedades humanas; infelizmente, isso também nos ensinaria que a igualdade sob a lei é uma desigualdade sob a lei da natureza”

“De forma similar, é extremamente difícil para um psicólogo acreditar no valor de qualquer ideologia social baseada em premissas psicológicas simplificadas ou até mesmo ingênuas. Isso se aplica a qualquer ideologia que tente simplificar demais a realidade psicológica, seja ela utilizada por um sistema totalitário ou por, infelizmente, um sistema democrático. As pessoas são diferentes. Quaisquer coisas que sejam qualitativamente diferentes e que permaneçam em estado de permanente evolução não podem ser iguais.”

“Essas doutrinas e ideologias mostram suas falhas básicas, no tocante ao entendimento das personalidades humanas e das diferenças entre as pessoas, de maneira muito clara se observadas à luz da nossa linguagem natural dos conceitos psicológicos, e mais ainda à luz da linguagem objetiva”

“...a produtividade dessa pessoa não é melhor, e às vezes é até pior, que a do trabalhador com talentos satisfatórios. Tal indivíduo se sente então traído e inundado de dúvidas que podem impedi-lo de atingir a auto-realização. Seus pensamentos desviam-se das suas dúvidas para um mundo de fantasia, ou para assuntos que são de maior interesse para ele; no seu mundo de devaneios, ele é o que deveria e o que merece ser. Tal pessoa sempre sabe se o seu ajustamento social ou profissional tomou uma direção descendente; ao mesmo tempo, contudo, se ela falha em desenvolver uma capacidade crítica saudável em relação aos limites superiores de seus próprios talentos, seus devaneios podem “entender” uma visão de mundo injusto onde “tudo o que você necessita é poder”. As idéias revolucionárias e radicais encontram um solo fértil entre tais pessoas em adaptações sociais descendentes. É do melhor interesse da sociedade corrigir tais condições, não somente para melhorar a produtividade, mas para evitar tragédias.”

“Um componente histriônico aparece em sua conduta e os testes indicam que sua correção de raciocínio se deteriora progressivamente após alguns poucos anos dignos de tais atividades. Frente a pressões crescentes para executar as atividades em um nível inatingível para elas, e com medo de serem descobertas como incompetentes, começam a direcionar ataques contra qualquer um com talentos e habilidades melhores, removendo estas pessoas dos cargos devidos e desempenhando um papel ativo na degradação de seus ajustamentos profissionais e sociais. Isso, é claro, gera um sentimento de injustiça e pode levar a problemas do indivíduo que teve uma adaptação descendente, como descrito acima. Pessoas com um ajustamento ascendente favorecem, assim, os chicoteadores e os governos totalitários que protegem suas posições”

“Uma democracia composta de indivíduos de conhecimento psicológico inadequado só pode se degenerar”

“Os políticos deveriam também estar cientes de que, em toda sociedade, existem pessoas cuja inteligência básica, cuja visão de mundo psicológica natural e cujo raciocínio moral se desenvolveram de forma inapropriada. Algumas destas pessoas contêm as causas deste desenvolvimento inapropriado dentro de si mesmas, e outras foram sujeitas a pessoas psicologicamente anormais quando crianças. A compreensão das questões morais e sociais de tais indivíduos é diferente, tanto do ponto de vista natural como do objetivo; eles constituem um fator destrutivo para o desenvolvimento dos conceitos psicológicos, da estrutura social e das ligações internas de uma sociedade.”

“Estas pessoas e suas redes participam da gênese daquele mal que não poupa nenhuma nação. Esta subestrutura dá vida a sonhos de obtenção de poder e de imposição da vontade de uma pessoa sobre a sociedade, trazidos à realidade com freqüência em diversos países, durante épocas históricas”

“Todas estas dificuldades tornam-se extremamente destrutivas se um grupo social ou religioso, para manter sua doutrina, exige que sejam cedidas aos seus membros posições que estão, de fato, acima das verdadeiras capacidades dessas pessoas.”

“Os funcionários públicos são forçados a seguir regulamentos cegamente; o espaço para que eles utilizem sua razão humana para diferenciar as situações reais torna-se realmente muito estreito. Tais procedimentos comportamentais têm um impacto sobre a sociedade, que também passa a pensar em regulamentos em vez de pensar na realidade prática e psicológica. A visão de mundo psicológica, que constitui o fator básico para o desenvolvimento cultural e faz a vida social funcionar, torna-se portanto intrincada”


“Da mesma forma, o reflexo de supor que todo interlocutor está mentindo é uma indicação da anti-cultura histérica da mendacidade, na qual dizer a verdade torna-se “imoral”.

Essa era de regressão histérica deu origem à grande guerra e à grande revolução que se estendeu até o Fascismo, o Hitlerismo e a tragédia da Segunda Guerra Mundial. Ela também produziu o fenômeno macrossocial cujo desvio de caráter tornou-se sobreposto sobre este ciclo, filtrando e destruindo sua natureza”

“Tal estímulo libera sobre o interlocutor uma torrente de discursos pseudológicos, amplamente paramoralísticos, quase sempre ofensivos e que sempre contêm algum grau de sugestionamento. Discursos como esses inspiram a aversão entre pessoas lógicas e cultas, que tendem então a evitar os tipos paranóicos. Contudo, o poder dos paranóicos reside no fato de que eles escravizam facilmente as mentes menos críticas, como por exemplo as pessoas com outros tipos de deficiências psicológicas, que têm sido vítimas da influência egotística de indivíduos com distúrbios de caráter e, em particular, um grande segmento de pessoas jovens.”

“Em qualquer sociedade do mundo, indivíduos psicopatas e algum dos outros tipos irregulares criam uma rede comum de conluios, ponerogenicamente ativa, e parcialmente alienada da comunidade das pessoas normais. O papel inspiracional da psicopatia essencial, nessa rede, parece ser um fenômeno comum. Eles tomam ciência de que são diferentes conforme vão obtendo suas experiências de vida e se tornando familiares com modos diferentes de lutar por seus objetivos. Seu mundo é para sempre dividido entre “nós e eles”; entre seu pequeno mundo com suas leis e costumes próprios e aquele outro mundo estranho, das pessoas normais, as quais eles enxergam como cheias de idéias e costumes arrogantes pelos quais eles são condenados moralmente. Seu senso de honra os permite trapacear e insultar aquele outro mundo humano e seus valores a cada oportunidade. Em contradição aos costumes das pessoas normais, eles sentem que quebrar as suas promessas é um comportamento apropriado.”


“Uma das coisas mais perturbadoras que as pessoas normais têm que lidar em relação aos psicopatas é o fato de que eles aprendem, muito cedo, como suas personalidades podem ter efeitos traumatizantes sobre as personalidades daquelas outras pessoas normais, e como levar vantagem desse terror com o propósito de atingir os seus objetivos. Essa dicotomia de mundos é permanente e não desaparece, mesmo se eles forem bem sucedidos em realizar o seu sonho de juventude, ganhando poder sobre a sociedade das pessoas normais”



“No psicopata, um sonho emerge como um tipo de utopia de um mundo “feliz” e de um sistema social que não os rejeite, nem os force a se submeter a leis e costumes cujo significado é incompreensível para eles. Eles sonham com um mundo no qual seu modo simples e radical de experimentar e perceber a realidade fosse o modo dominante, onde eles poderiam, é lógico, garantir segurança e prosperidade. Nesse sonho utópico, eles imaginam que aqueles “outros”, diferentes, mas também tecnicamente mais habilidosos do que eles, deveriam ser colocados para trabalhar de forma a atingir esse objetivo para os psicopatas e outros do seu tipo. “Nós”, eles dizem, “afinal de contas, criaremos um novo governo, de justiça”

“Os indivíduos e as nações que estão capacitados para suportar a injustiça em nome de valores morais, podem encontrar mais facilmente uma saída para tais dificuldades, sem o uso de métodos violentos. Nesse sentido, uma tradição moral rica contém experiências e reflexões de séculos”



Trecho de: Lobaczewski, Andrew. “Ponerologia: Psicopatas No Poder.” VIDE Editorial. iBooks. 
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